Afinal, qual é o segredo para um bom churrasco?

Todo grupo de amigos tem aquela pessoa chave que sempre é o responsável pelo churrasco. Se você for essa pessoa já deve ter ouvido muito a pergunta acima. Se você não for essa pessoa já ficará sabendo agora a resposta para esta pergunta.

16_02_21_-_improvissonochurrasco_confraria_ericdelima_232-EditarDeixamos de lado os troncos, galhos e gravetos e passamos a alimentar nosso fogo com gás e carvão

 

Falar sobre o churrasco é falar sobre a própria evolução humana. As origens deste rito gaúcho sagrado se misturam com a evolução da humanidade e, entrelaçados, contribuíram para o desenvolvimento e gourmetização de nossos hábitos culinários sempre ao redor do fogo. Isto é fato, está em nosso sangue, somos caçadores e assadores por natureza e por instinto de sobrevivência.

Com o passar do tempo a arte do churrasco (e do próprio cozinhar) evoluiu assim como a humanidade. Abandonamos os raios e trovões para acender um fogo e adotamos modernos fogões com acendimento elétrico. Deixamos de lado os troncos, galhos e gravetos e passamos a alimentar nosso fogo com gás e carvão (ecológico, 100% de reflorestamento). A carne de caça também evoluiu. Hoje conhecemos raças de gados e sabemos que umas são definitivamente mais macias e suculentas que as outras devido a características genéticas, que também evoluíram. Assim como tudo evoluiu, o churrasco também o fez. Hoje temos churrasqueiras nas sacadas de nossos apartamentos, hoje temos smokers, hoje temos quase tudo. Mas quando se fala em churrasco, muita gente ainda tem dúvida do porque não conseguir um churrasco ideal. Qual foi o problema? Será que foi a carne? A churrasqueira estava muito funda? O carvão não ajudou? Enfim, qual é o segredo para um bom churrasco?

A resposta desta pergunta é um tanto complexa. É claro que não existe uma fórmula mágica para tornar qualquer churrasco perfeito. Você sempre precisará de uma carne de qualidade, de um pouco de conhecimento, de experiência e memória visual para saber se está ou não colocando muito sal grosso, tudo isto é uma somatória. Mas se fosse para existir uma resposta simples e direta seria assim: o fogo. Vou afirmar novamente: é tudo uma soma de necessidades mas o fogo tem função essencial no churrasco. Com um braseiro ideal você pode potencializar e melhorar uma carne ruim mas com o braseiro errado você facilmente piora uma carne excelente.

 

13_09_16_-_pratos_curso_confrariadochurrasco_065Com o braseiro correto você potencializa uma carne ruim e com o braseiro errado você piora uma carne excelente.

 

Saber que temperatura usar para cada situação de churrasco é fundamental para qualquer bom churrasco e isto muitas vezes exige prática. O Leandro costuma dizer que o fogo é como um ser vivo, ele te entende e conversa com você. Se você o alimentar demais, colocando carvão em demasia, ele irá ganhar força e irá começar a mandar nas suas ações dizendo o que você deve fazer. “Hey, mecha aqui”, “Estou torrando a carne, tire-a deste lado” e “jogue um pouco de água em mim” (erro mortal) certamente seria algumas das frases ditas por um braseiro mal cuidado se ele falasse. Esta situação deve ser exatamente ao contrário, você precisa dominar o fogo, não o contrário. Você precisa o controlar com pouca comida (carvão) para que ele faça exatamente o que você quer, desta forma ele se comporta para ganhar mais alimento. Quase um ser vivo né?

Mas verdade seja dita: alguns de nós tem mais facilidade em lidar com esta arte do que outros. Muita gente se fascina com o fogo, o tremular da brasa, o estalar do carvão incandescente, é hipnotizante. Mas poucos são os adestradores que dominam e controlam esta fera com vida própria chamada fogo. A resposta para esta pergunta é tão complexa quanto a soma de todos os fatores envolvidos para um bom churrasco mas se fosse para existir uma resposta simples e direta, com certeza seria assim: o fogo.



Oferecimento:
Curso-de-Churrasco

Share

São 10 anos de dedicação visando sempre servir bem e com os melhores ingredientes, receita que tem feito da ‘‘Confra’’ o grande sucesso que a casa é hoje. E como diz a Teka, o sucesso vem somente através trabalho e dedicação, sendo que o futuro a Deus pertence.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *