Se o seu medo em tomar aquela cervejinha com os amigos no final de semana era de que ela só lhe traria malefícios, seus problemas acabaram. Separamos 10 motivos para degustar (moderadamente) aquela cerveja artesanal de seu gosto e desmistificamos muita coisa relacionada ao lúpulo e malte para que você continue aproveitando aquele happy hour com os amigos ou a turma da firma sem peso na consciência.

1 – FORTALECE OS OSSOS

Um estudo americano publicado na revista Journal of the Science of Food and Agriculture comprovou que o silício presente na cerveja, quando consumida moderadamente, auxilia na melhora da densidade óssea, fortalecendo a estrutura corporal.

2 – MANTÉM OS RINS SAUDÁVEIS

Isso mesmo! De acordo com um estudo publicado no Clinical Journal of the American Society of Nephrology, a cerveja (consumida moderadamente) pode reduzir em até 40% as chances de desenvolver pedras nos rins.

3 – PROTEGE O CÉREBRO

A cerveja tem propriedades antioxidantes que, aliadas aos compostos polifenóis em sua composição e a uma dieta saudável, diminuem as chances de desenvolver o Mal de Alzheimer ou de sofrer Acidente Vascular Cerebral (AVC). É o que concluiu o artigo divulgado no Jornal of Agricultural and Food Chemistry.

4 – REDUZ OS RISCOS DE DESENVOLVER CÂNCER

O consumo moderado de cerveja tem se mostrado um aliado na prevenção de alguns tipos de câncer, devido ao xanthohumol, composto químico presente no lúpulo (insumo básico para a produção da bebida), como aponta estudo realizado no Centro Germânico de Prevenção ao Câncer e divulgado pelo Centro de Oncologia e Hematologia Multihemo.

5 – REDUZ AS CHANCES DE TER DIABETES

Um estudo espanhol realizado na Universidade de Barcelona, em parceria com o Hospital Clínico de Barcelona e o Instituto Carlos III de Madri, concluiu que o consumo moderado de cerveja (1 caneca por dia) pode auxiliar na diminuição dos níveis glicêmicos e aumentar a sensibilidade à insulina. Esse estudo pode ser conferido aqui.

6 – COMBATE AO ESTRESSE

Um estudo chileno divulgado pelo Portal G1 comprovou que a cerveja artesanal consumida com moderação, ajuda na redução do estresse oxidativo, devido ao seu potencial antioxidante.

7 – COMBATE RESFRIADOS

Um estudo realizado no Japão comprovou que a cerveja pode ajudar a combater gripes e resfriados. Isso graças a um componente do lúpulo chamado humulone, que age contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR), um dos principais causadores de infecções respiratórias.

8 – AUMENTA A IMUNIDADE

O levedo presente na cerveja após o processo de fermentação da bebida é capaz de ativar um grupo de células de defesa do organismo (macrófagos), segundo estudo publicado na revista científica Annals of Nutrition and Metabolism.

9 – AJUDA A COMBATER A INSÔNIA

Estudo realizado na Universidade de Extremadura, na Espanha, revelou que o lúpulo, um dos principais ingredientes da cerveja, colabora para a ação de um neurotransmissor que promove o efeito sedativo e diminui a atividade do sistema nervoso.

10 – AUMENTA A FERTILIDADE DOS HOMENS

Uma pesquisa divulgada pelo Portal Dailymail verificou que o consumo moderado de cerveja pode elevar a fertilidade masculina. A explicação mais aceita para este fato é a redução do estresse entre os pesquisados (homens que estavam se tratando para ter filhos) ao incluir o consumo da bebida na rotina. Fato é que os participantes da pesquisa que consumiram cerveja elevaram em aproximadamente 50% seu potencial de fertilidade.
Viu? Com uma lista amiga desta seus motivos para não passar agora mesmo na Confraria do Churrasco e garantir o seu rótulo e estilo preferido para aproveitar em casa no churrasco do fim de semana acabaram.
Lembrando que todos esses benefícios da cerveja para a saúde só existem quando a bebida é consumida moderadamente. Postado originalmente no Blog Opa Bier.