Foto: Revista Apolice

Jaraguá do Sul já foi conhecida como Capital da Malha ou pelo seu futsal. Hoje, Jaraguá do Sul é uma cidade em constante crescimento, vista como modelo em segurança, educação e trabalho. Sede de grandes empresas metal mecânicas como a WEG, malharias como Marisol e Malwee e outras tantas, é tida como referência de emprego e renda. O turismo de negócios é forte na cidade e muitas pessoas visitam a cidade a negócio ou a lazer, por se localizar no norte de Santa Catarina também oferece proximidade a belas praias como Balneário Camboriú, Penha (onde se localiza o Beto Carreiro World) e até mesmo Florianópolis. Se você está planejando visitar Santa Catarina ou mesmo busca o que fazer em Jaraguá do Sul, vale a pena aproveitar o passeio para conhecer estes 7 lugares na cidade:

1 – PARQUE MALWEE

parque-malweeFoto: Divulgação

Localizado na rua Wolfgang Weege, número 770, o parque é referência nacional em preservação ambiental, com aproximadamente 1,5 milhão de m² de área preservada. Aberto diariamente com entrada gratuita, o local oferece duas opções de restaurante, quiosques, trilhas, churrasqueiras, banheiros, lagoas, playgrounds e quadras para pratica de esporte, tudo isto cercado de muito verde. O horário de funcionamento é diariamente das 7h30 às 19h.

2 – CHIESETTA ALPINA

chiesetta-alpina Foto: Jornal do Vale

A Chiesetta Alpina é um templo católico inaugurado em 2012 e que está localizado no Morro da Boa Vista, oferecendo uma visão panorâmica de toda a cidade de Jaraguá do Sul. Edificada como um marco da imigração italiana à Jaraguá do Sul e homenagem a todos os alpinos (imigrantes da região dos Alpes), sua construção foi inspirada na chiesetta italiana de San Simon Apóstolo e hoje já é considerada o ponto turístico mais visitado de Jaraguá do Sul. As visitas ao seu interior podem ser feitas de quarta-feira a domingo, das 8h às 17h.

3 – MUSEU WEG

museu-wegFoto: We Art

Com muita interação e inovação, o Museu Weg consegue unir passado e futuro para contar a história de uma das empresas mais importantes da história da energia elétrica do Brasil e do mundo. Aqui é possível compreender os fenômenos e a forma como nossa sociedade se apropria deles, levará você a entender a complexidade das operações envolvidas no simples ato de acender uma lâmpada. O Museu Weg abre de terça a domingo, das 10h às 18h e está localizado na Av. Getúlio Vargas, 667 – Centro.

4 – MUSEU HISTÓRICO EMÍLIO DA SILVA

museu-hemilioFoto: Rádio 105

Construído para abrigar os poderes Legislativo, Executivo e Judiciário, o prédio é composto por dois módulos divididos entre o térreo e o segundo andar. No primeiro piso ficam o memorial da colonização húngara e demais etnias, uma sala com o acervo de Emílio da Silva e nichos de artistas da região, das sociedades de tiro e dos prefeitos. No segundo andar, estão as exposições em memória ao Judiciário e ao Legislativo. O museu está localizado na Praça Angelo Piazera, Av. Marechal Deodoro da Fonseca, 247 – Centro e funciona de segunda a quinta-feira e nos sábados.

5 – SCHÜTZENFEST

schutzenfest
Foto: Divulgação

Quem visita Jaraguá do Sul no mês de novembro pode ainda conhecer a maior festa do tiro fora da Alemanha: a Schützenfest. A festa nasceu da tradição do tiro eu vive até hoje através de um trabalho muito importante dos integrantes das sociedades e da Associação dos Clubes e Sociedades de Caça e Tiro do Vale do Itapocu (ACSCTVI), sempre com o intuito de preservar as tradições germânicas e de cultivar a camaradagem e a recreação. Em torno disto, junta-se ainda comida, bebida e música boa, ingredientes perfeitos para tornar a festa muito boa. Em 2017 a festa está em sua 29ª edição e será realizada no Pavilhão de Eventos de Jaraguá do Sul entre os dias 9 e 19 de novembro.

6 – SCAR

scarFoto: Revista Nossa

O Centro Cultural da Scar é um importante espaço voltado para as artes em Santa Catarina. Com 10.000 metros quadrados de área construída, oferece um dos mais modernos teatros de Santa Catarina onde realizam-se importantes eventos reconhecidos nacionalmente como a Feira do Livro e o Femusc, maior festival-escola não competitivo de música erudita do Brasil que promove durante quatorze dias a troca de experiências entre professores e alunos vindos de mais de 18 países, através de classes de estudos e mais de 200 apresentações abertas ao público e é realizado anualmente.

7 – CONFRA RESTAURANTE

fachada-restauranteFoto: Eric de Lima/Confra

Inovadora na arte de servir o autêntico churrasco tradicionalmente gaúcho, a Confraria do Churrasco é um dos poucos restaurantes em Santa Catarina especializado em churrasco e gados britânicos, como Angus e Hereford, que oferecem macies e sabor superior ao churrasco, além do Wagyu, conhecido como Kobe Beef, a carne de gado japonês conhecido por ser a mais macia do mundo. Atendendo de terça a sábado, a Confra Restaurante abre para o almoço servindo em forma de a la carte das 11h30 às 14h e no jantar a partir das 18h30 oferecendo churrasco a la carte e em forma de rodízio. Reservas e informações podem ser realizadas pelo telefone 47 3275-1449.