Um dia, quando eu não estiver mais aqui, vocês vão sentir falta. Eu não sou mãe, sou uma escrava, faço tudo nesta casa. Leva o casaco que vai esfriar. Engole o choro ou eu vou aí te dar motivo para chorar! Ah se eu for aí e achar você vai se ver comigo. Quem nunca ouviu pelo menos uma destas célebres frases de mãe? Pérolas e pérolas que todos ouvem mas não sabem o real valor, por mais piegas que isto pareça sempre aprendemos tarde demais. Vocês vão sentir falta, nós só não sabíamos que este dia realmente chegaria.

Mãe é aquela pessoa que faz a melhor maionese do mundo, que sempre tem os melhores conselhos, que consegue prever situações que nem mesmo a ciência explica, que carrega nos ombros o fardo da experiência, que enfrenta problemas do mundo e sofre pelo mundo, mas mesmo assim rí pelo simples fato que é mãe, uma leoa que defende seus filhos com unhas e dentes, muitas vezes nos castiga mas sempre é para o nosso bem. Mas quase sempre aprendemos tarde demais.

Eu não sou mãe, sou uma escrava, faço tudo nesta casa. Leva o casaco que vai esfriar. Engole o choro ou eu vou aí te dar motivo para chorar! Ah se eu for aí e achar você vai se ver comigo. Quem nunca ouviu pelo menos uma destas célebres frases de mãe?

Dizem que amor de mãe é a coisa mais poderosa do mundo e acredito que é verdade. Uma mãe quase sempre abdica de si mesmo para o seu filho, mães deixam de comer para dar de comer a seus filhos, que amor pode ser maior que este? E quase nunca os filhos agradecem. Deixar o filho na porta da escola é mico, dar aquele beijo de despedida é mico, pegar na mão então nem se fala, é quase um pecado capital, o que a turma da escola vai pensar? Que mico. Mas o tempo passa, sempre passa. E vemos que o mico na verdade é não valorizar nossa mãe, mico é não coloca-la em primeiro lugar, é não defende-la como ela o fez, mico é esquecê-la.

dia-das-maes

Muitas pessoas já não têm suas mães neste mundo. Aliás, muitas pessoas não têm suas mães fisicamente neste mundo. Independente de religião, eu acredito que as pessoas se tornam presentes por aqueles que lembram delas. Se neste dia das mães você não poderá abraçar e nem agradecer sua mãe, faça isso por outra pessoa, mantenha sua mãe presente em pensamento e siga o que ela ensinou, tenho certeza que fazendo isso ela ficará muito feliz aonde quer que ela esteja. “Vocês vão dar valor quando eu não estiver mais aqui”, lembra? Faça isso. Mas faça de uma forma alegre, ela não gostaria de lhe ver triste.

Que neste dia das mães, mais que comprar um presente caro você também possa agradecer sua mãe, abrace-a, beije-a, segure em sua mão e diga que a ama. Aproveite um momento especial ao seu lado, um almoço, um passeio, um carinho, faça um churrasco. Faça isso antes que seja tarde demais.

A todas as mães, um feliz dia das mães.

Te amo mãe ❤