Você já parou para pensar na quão importante é o fator higiene na sua alimentação? Pensando nisto criamos uma série de postagens para você ficar por dentro de uma das coisas mais importantes para sua alimentação.

Além de limpar as frutas e verduras também é necessário higienizá-las.

Em nosso dia a dia nos alimentamos principalmente para “matar a fome” ou para vivenciarmos experiências gastronômicas que fiquem em nossa memória positivamente (um dos pilares da Confraria), seja em casa, em um restaurante ou qualquer outro food service.

Diante disto temos seguinte pergunta: quando você frequenta algum destes locais, você tem o costume de analisar a higiene do ambiente e dos funcionários? Tal pergunta se dá pelo simples fato: nem sempre uma comida que é bela aos olhos, está devidamente apropriada ao consumo. Isso porque os vírus e bactérias são invisíveis ao olho nu e são eles os principais causadores de doenças alimentares.

Aqui na Confraria do Churrasco, temos uma política de qualidade bem definida, que em conjunto com padrões e processos estabelecidos, garantem que além de uma comida bela e saborosa, ela esteja devidamente livre de contaminantes, tudo isso atestado pelo Programa Alimento Seguro.

pas

Higiene alimentar é comumente confundida com limpeza, porém, apesar de algo estar visivelmente limpo, não quer dizer que está higienizado. Um exemplo bem simples: você tem uma bancada que utiliza para manipulação de alimentos e, antes de iniciar o processo percebe que a mesma está suja de algum resíduo. Pega-se então uma esponja com detergente e faz-se a limpeza das sujidades, enxaguando a bancada para retirar resíduos de sujeira e detergente. Após a secagem podemos afirmar que a bancada está limpa, entretanto, para que ela esteja higienizada, se faz necessário utilizar uma solução que atue no combate das bactérias.

Um dos métodos mais fáceis para realizar este processo (sendo inclusive o que utilizamos) é borrifando álcool 70 e aguardando a secagem natural da bancada. Diante disto, podemos afirmar então que a bancada está limpa e higienizada!

Levando em consideração o conceito de higiene, podemos entender higiene alimentar como as ações que visam proteger o alimento da contaminação (SANITÁRIA, 2016). Tal contaminação é entendida como a presença de qualquer matéria estranha que não faça parte da composição do alimento, podendo ser:

  • Física: como fios de cabelo, pedaços de unha, algum objeto de metal, entre outros;
  • Química: como produtos de limpeza, inseticidas, entre outros;
  • Biológica: como bactérias, fungos, vírus, entre outros.

Aqui na Confraria do Churrasco e na Confra Grill & Store, além de trabalharmos com matérias primas de altíssima qualidade (como as carnes de gados certificados), damos muita importância às boas práticas de manipulação de alimentos, seguindo a orientação da legislação e os requisitos do Programa Alimento Seguro.

Em nosso próximo post, iremos abordar alguns conceitos mais práticos referente às boas práticas de manipulação de alimentos que são exigidas pela lei e como ter mais critérios de avaliação na hora de comer fora de casa!

1 – COMÉRCIO, S. S. S. do. Banco de Alimentos e Colheita Urbana – Higiene e Comportamento Pessoal. [S.l.]: SESC – Departamento Nacional, 2003.
2 – SANITÁRIA, A. E. de V. Manipulador_Agevisa-3.pdf. 2016. http://www.ccs.saude.gov.br/visa/publicacoes/arquivos/Manipulador_Agevisa-3.pdf.