Preparo de Fraldinha no espeto e na grelha

    Antes de iniciar, lembre-se sempre de ter a mão seus utensílios para o churrasco:

  • Pegador;
  • Faca para manipulação;
  • Faca da corte para carne crua;
  • Faca de corte para carne assada;

A Fraldinha ou Vazio trata-se da ponta com carne da costela minga (ponta de agulha) e é uma carne extremamente suculenta e de alta maciez. Ela pode ser considerada um corte de rápido a médio preparo, levando em conta sempre a espessura do corte: quanto mais fino, mais rápido seu preparo.

Na hora de escolher a sua Fraldinha, dê preferencia a peças grandes e com gordura, sendo que a gordura deve ser retirada na hora de servir. Lembre-se que o excesso de gordura só influencia na maciez da carne quando o processo de assar é mais demorado. Em carnes de preparo rápido (até 30 minutos) a gordura não é tão essencial.

Embora seu preparo seja simples, requer muito cuidado durante o assado, pois ela pode estar muito crua em um momento e logo passar do ponto e ficar seca. No espeto, lembre-se de levar em consideração a espessura da peça, caso você deseje um assado uniforme deixe sempre a parte espessa da carne para o fundo da churrasqueira onde há mais calor.

Tome cuidado na hora de salgar a Fraldinha. Como ela tem duas fibras diferentes, a parte mais magra acaba por absorver mais sal e, por ter as fibras mais afastadas, salga mais fácil. Use também um aparador para cair o sal e não deixe que o sal caia na churrasqueira, desta forma você evita acidentes com pedras de sal estourando no olho ou outras partes do corpo.

O tempo de assar deve ser aproximadamente 30 minutos: deixe 10 minutos de cada lado e em seguida finalize com mais 5 minutos de cada lado. Mas lembre-se sempre de manter o contato visual com a carne, muitas vezes somente o tempo não é um parâmetro correto para medição.

OBSERVAÇÃO: Quanto mais espessa for a peça, maior será o tempo de preparo e mais vezes você precisará virar. Se a peça for mais fina, o preparo deve ser o mais rápido e menor numero de vezes de viradas possível.

Para amaciar sua carne, ao servir, faça os cortes contra as fibras, desta forma no prato dos seus convidados ela irá literalmente se desmanchar.



Oferecimento:
Curso-de-Churrasco

Share

São 10 anos de dedicação visando sempre servir bem e com os melhores ingredientes, receita que tem feito da ‘‘Confra’’ o grande sucesso que a casa é hoje. E como diz a Teka, o sucesso vem somente através trabalho e dedicação, sendo que o futuro a Deus pertence.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *